Decantação
A decantação é um processo de separação de misturas heterogêneas, principalmente de misturas compostas por líquidos (imiscíveis ou não (que não se misturam)). O recipiente contendo as substâncias é inclinado, derramando a substância mais leve (que fica em cima), em outro recipiente.
Um processo mais eficiente seria utilizando um sifão ou o funil de bromo.
- O que é o sifão?
Um sifão é um dispositivo para transportar um líquido de uma altura para outra mais baixa, passando por um ponto mais alto.
Como ocorre a Sifonação? Sifonação
Um canudo é colocado de forma que fique uma ponta em um recipiente vazio, e a outra, no meio da substância mais leve no outro recipiente, como mostrado na figura abaixo:
*Wikipédia*
A decantação é um processo de separação que permite separar misturas heterogêneas. Utilizada principalmente em misturas bifásicas, como sólido-líquido (areia e água), sólido-gás (poeira-gás), líquido-líquido (água e óleo) e líquido-gás (vapor d’água e ar). Sendo esse processo fundamentado nas diferenças existentes entre as densidades dos componentes da mistura, e na espera pela sua decantação. A mistura é colocada em repouso num recipiente, de preferência fechado. Após a separação visual (fases), o processo pode ser feito através de vários métodos, que podem mudar o nome decantação por sifonação ou funil de decantação:
Este processo permite separar dois líquidos imiscíveis (que não se misturam), ou um líquido de um sólido depositado (Figura 1).
Ex: azeite e água; água e areia.
Decantação
Trata-se da separação de dois líquidos ou de um líquido e um sólido aproveitando-se de sua diferença de densidade. Para separar um líquido de um sólido de maior densidade, deixa-se a mistura repousar durante um certo tempo para que o sólido se deposite no fundo do recipiente. Se as partículas sólidas forem muito pequenas, a decantação pode durar vários dias. Quando estiver completa, inclina-se o recipiente com cuidado para