DEBATE
Título: “A Importância das propostas de Dewey para a prática docente” “Para Dewey, o conhecimento é uma atividade dirigida que não tem um fim em si mesmo, mas está voltado para a experiência, (história da educação e da pedagogia pág. 261/2006), estas estão interligadas para que o aluno passe de memorizador, á construtor.
A experiência e os relatos vivenciados por Dewey indicam que os docentes e educadores não devem simplesmente se atrelar a modelos tradicionais como ler, escrever e decorar é preciso ser mais criativo. Atrair a atenção e curiosidade dos alunos com exemplos práticos que podem ser vistos e realizados em nosso dia- a- dia.
As experiências de Dewey criando oficinas de trabalho, como por exemplo, uma marcenaria, muito provavelmente em algumas escolas principalmente nas regiões mais distantes de centros urbanos pode ser bem sucedida, pois muitos alunos são carentes e esta interação entre ensino e prática pode auxiliar no desenvolvimento pessoal e até despertar em alguns o interesse profissional, mas próximo a centros urbanos talvez muitos docentes não tenham o mesmo sucesso, então cabe mais uma vez o exemplo de Dewey onde a interação dos alunos pode auxiliar na socialização e modelo de ensino.
Imagine o educador em uma aula de português podendo interagir com os alunos utilizando os recursos de informática e redigindo um texto para um telejornal é exatamente a prática aliada aos fundamentos da educação básica, não será preciso decorar as regras, pois elas estão sendo utilizadas na prática. Alguns educadores já utilizam mesmo sem perceber alguns dos ensinamentos de Dewey, através de feiras de ciências, encontros entre escolas, olimpíadas de ensino, jogos de empresas, modelos de empreendedorismo e outras atividades práticas que são pouco difundidas.
Em uma aula comum de qualquer disciplina o educador pode conseguir não só atrair a atenção dos alunos para o assunto no plano de aulas, mas esta aula deverá ir além