debate
Instituto de Comunicação e Artes José Carlos Luz Pinto
Judas, O Caçador de Marajás
Trabalho Interdisciplinar apresentado como requisito de avaliação do curso de Publicidade e Propaganda do Instituto de Comunicação e Artes do Centro Universitário UNA na disciplina Análise Crítica da Mídia.
Professora: Clara Alves Teixeira
Belo Horizonte
1º sem./2013
Judas, o caçador de Marajás
Fernando Collor nasceu em 1949, de família tradicional de políticos, viveu sua adolescência em Brasília e se graduou em economia. Em 1973 foi para Alagoas onde assumiu um jornal pertencente a sua família, o Gazeta de Alagoas. Em 1979 foi nomeado pelo Governo Militar prefeito de Alagoas, sendo eleito três anos depois deputado federal pelo PDS. Em 1986, concorreu e venceu eleições para governador de Alagoas, onde ganhou notoriedade ao combater os "marajás" funcionários públicos acusados de receberem salários astronômicos. Em 1989, Collor criou uma chapa no desconhecido PRN (Partido da Renovação Social) para concorrer as eleições, onde contrariando os prognósticos daquela disputa foi eleito pelo voto direto, após o fim da ditadura militar, o primeiro Presidente da República.
Com a retomada do movimento democrático no país em 1989, após 29 anos ditatoriais, a população escolheria um novo presidente para o Brasil com o voto direto, conforme estabelecido na Constituição de 1988. Os eleitores naquela época (assim como muitos atualmente) se viam perdidos em meio a tantas promessas de soluções de problemas para o país, estado ou até mesmo cidades.
Os setores da direita não conseguiram emplacar candidato capaz de garantir uma vitória tranquila a presidência, devido a frustradas tentativas de sanear a economia, onde o governo Sarney (1985-1990) foi palco de surtos inflacionários e constantes arrochos salariais. Já os partidos de esquerda, lançaram duas figuras políticas que poderiam