De que maneira a globalização, com as novas concepções oferecidas de espaço/tempo, possibilita a ead da maneira como conhecemos hoje?
DOCENTE: Patrícia Rossi Carraro
ATIVIDADE AVALIATIVA 1
De que maneira a globalização, com as novas concepções oferecidas de espaço/tempo, possibilita a EAD da maneira como conhecemos hoje?
A visão de futuro de curto alcance compromete e reduz os horizontes possíveis do educador e dos educandos, uma vez que os processos formativos têm em conta campos e postos de trabalho que passam a sofrer rápidas transformações. Alguns deixam de existir, abrindo espaço para o surgimento de novas atividades e profissões. Esse novo modo de produção empresarial que se institui através de redes de conhecimento e informação baseia-se, sobretudo, na descentralização, na participação e, portanto, novas competências serão necessárias para responder às demandas da sociedade denominada como sociedade do conhecimento.
Nesse contexto de mudanças radicais a escola assume posição estratégica fundamental para permitir uma formação adequada às novas referências da sociedade globalizada. Nota-se que há uma grande pluralidade de opções. O mercado de trabalho expande-se e as exigências se ampliam face à grande competitividade. Exclusão e inclusão são pilares fundamentais que envolvem as discussões sobre a viabilidade e perenidade da escola como instituição que deve oportunizar inserção social, cidadania, acesso ao mundo do trabalho. Para Linhares,
É possível fazer da escola, criada nos moldes da sociedade moderna, um espaço onde os ideais iluministas de democracia, liberdade e igualdade possam ser atingidos, principalmente, se pudermos trazer para seu interior todas as manifestações e produções culturais, as novas formas de comunicação, organização e negociação dos sentidos, produzidas pelo homem na era da informação, comunicação e imagem. (2007, p.48)
Assim, novas competências e habilidades serão requeridas pela nova escola, com capacidade de acessar e processar informações, espírito de equipe, autonomia. Enfim, pode-se dizer que polivalência e