De olho no lucro
De acordo com a teoria econômica, o preço de determinado bem tem como resultado o confronto, no mercado, entre a sua procura por parte dos consumidores e a sua oferta por parte dos produtores. Em relação à procura, o valor atribuído pelos consumidores depende da utilidade que estes conseguem retirar do seu consumo, ou seja, do grau de satisfação de necessidades que o consumo do bem oferece. Quanto à oferta, o valor atribuído ao bem pelos produtores depende dos custos de produção, ou seja, do valor que é necessário gastar em fatores produtivos para obter determinada quantidade do bem.
Para alguns fatores produtivos, os preços assumem outras designações, nomeadamente: Preço do trabalho = salário; Preço do dinheiro = juro; Preço da cedência de instalações = renda.
Com a globalização, competitividade e mercado nacional em abertura as empresas se vêem em acirrada concorrência, pois devido os avanços tecnológicos e proliferação de produtos estas são forçadas a se aprimorarem para poder alcançar os seus objetivos e também sobreviverem no mercado.
A política de formação de preços de produtos/serviços é um fator vital para vantagem competitiva da empresa, visto que num modelo de mercado aberto o preço passa a ser um regulador efetivo entre a oferta e a procura. Desta forma e de grande importância que os gestores possuam o conhecimento de estrutura de custos de suas empresas para a atribuição de políticas de formação de preço em harmonia com o mercado atual e principalmente com os objetivos da organização
Cada empresa deve criar seu modelo próprio de gestão, onde são administrados todos os recursos de forma profissional e direcionada a toda oportunidade em que a empresa está inserida, observando suas particularidades e efeitos estratégicos no mercado. Nenhuma empresa é igual à outra e modelos iguais não podem ser aplicados em empresas diferentes, por isso, recomenda-se sempre estudos e avaliações individuais para criar meios