De colonia a cede do imperio português
Houve crescimento da população, ocasionando a povoação de diferentes áreas do Brasil. Desenvolvimento da economia de forma que até a metrópole as vezes perdia o controle, esse desenvolvimento abriu portas para exportação, a partir de então cada região do Brasil se desenvolveu em cima de suas fontes de renda, como: fornecer gados, exportar artigos de couro, produção de açúcar, algodão, arroz, fumo, cacau e anil.
2- Em que regiões houve uma concentração de vilas e cidades articulada a atividades econômicas lucrativas (voltadas para a exportação) no fim do sec XVIII?
Na região Sul e no litoral.
3- A vinda da família real ao Brasil, em 1808, foi motivada por um impasse político que colocou em xeque a Coroa portuguesa. Descreva esse impasse e explique a decisão tomada pelo príncipe regente,dom João.
Se Portugal não aderisse ao bloqueio, Napoleão atacaria Portugal, porem se ele se juntasse com os franceses, Portugal seria atacada pela Inglaterra, a decisão de D.João para fugir desse impasse foi transferir a família real para o Brasil.
4- Por que a transferência da família real para o Rio de Janeiro significou o fim do monopólio do comércio entre a metrópole e a colônia? Porque já que a elite estava no Brasil, o interesse dos portugueses não era só com sua forma econômica mercantilista "explorar", mas sim propagar o povoamento, proporcionando facilidades ou quebras de sistemas.
5- A transferência da corte para o Rio de Janeiro transformou profundamente a cidade. Descreva essas mudanças.
Ruas foram pavimentadas e equipadas com iluminação pública, novos chafarizes e prédios públicos, residenciais foram construídos e abertura dos portos ao comercio internacional.
6- Por que podemos afirmar que a decisão de dom João de transferir a corte para