DE BENONI A BENJAMIM
Texto: Gênesis 35.17-18 "E aconteceu que, tendo ela trabalho em seu parto, lhe disse a parteira: Não temas, porque também este filho terás. E aconteceu que, saindo-lhe a alma (porque morreu), chamou-lhe Benoni; mas seu pai chamou-lhe Benjamim"
Bom, esses versículos fazem parte de um texto bíblico que conta a história de Raquel e Jacó, eles estavam saindo de uma cidade para outra, de Betel a Efrata, e no caminho, Raquel entrou em trabalho de parto, sendo este muito penoso para ela, em meio às dores, nasceu-lhe um filho e ela deu-lhe o nome de Benoni, mas Raquel não resistiu ao parto difícil e morreu.
Quando tudo parecia bem, de repente, Raquel morre no parto de seu segundo filho, nasce então "Benoni - filho da minha dor". Aqui é o ponto onde queremos refletir sobre as reações de Jacó no momento de dor e lagrimas, e que determinou sua história de êxito.
Benoni significa: Filho da minha dor, porque essa era a visão da mãe, foi em meio às dores que ele nasceu. E Benjamim significa: Filho da minha destra ou Filho da minha força, pois era assim que o pai via o fato, o nascimento do seu filho quando ele já era idoso.
São dois nomes para um mesmo filho, são dois nomes para uma mesma situação, mas que foram denominados de acordo com visões diferentes de um mesmo fato, cada um o vivenciou de uma maneira.
Interessante, porque talvez seja assim mesmo que nós agimos em meio aos problemas, às circunstâncias da vida. Podemos olhar o fato de forma positiva ou de forma negativa, depende da maneira como o enxergamos e de como o enfrentamos.
Existe um potencial de fé na vida das pessoas capaz de transformar histórias, mudar situações e circunstâncias. Acomodar ou mudar? Ousar em usar esse potencial é que define nossa vida.
Se o menino crescesse com o nome de Benoni, seria uma forma de castigá-lo por um fato pelo resto da sua vida, e esse seria um fardo muito pesado para ele.
Como é que nós vemos e enfrentamos a vida? Pelo formato de