de acordo com o Instituto Nacional de C ncer
Dentre os pontos reportados pela médica, podemos destacar o fato de que a realização da mamografia pode salvar muitas vidas, principalmente em pacientes em que o tumor ainda não é palpável, ou seja, possui menos de um centímetro. Nestas lesões as chances de cura podem chegar à 98%. Além disso, a especialista salientou os benefícios da mamografia digital para mulheres com mama densa, ou seja, uma mama com predomínio do tecido glandular (tecido que produz o leite), sobre o tecido gorduroso, já demonstrada em vários estudos. Confira a entrevista na íntegra:
1) A mamografia é um exame reconhecido mundialmente por sua eficiência em prevenção para a saúde da mulher. Mas é também uma tecnologia que evolui, por exemplo, com o desenvolvimento da mamografia digital, que ainda é pouco conhecida do público geral. Quais são as principais diferenças entre a mamografia analógica e a digital?
Inicialmente é muito importante salientar que a mamografia, seja analógica ou digital, deve ter um controle de qualidade efetivo para atingir seu objetivo final. Esse objetivo é o de detectar pequenas lesões suspeitas nas mamas, preferencialmente abaixo de um centímetro. Essas lesões serão submetidas à biópsia e, em caso de se tratarem de tumores malignos e essa mulher for tratada adequadamente, ela terá uma chance de cura de mais de 98%. Além disso, estudos mais recentes apontam para um melhor desempenho da mamografia digital nas mulheres com