De Acordo Com O INCA
O câncer de testículo é um tumor menos frequente corresponde cerca de 5% do total de casos de câncer, mas com o agravante de ter maior incidência em pessoas jovens em idade produtiva entre 15 a 50 anos. A criptorquidia (testículo que não desce para a bolsa escrotal) é um fator importante que influi no aparecimento deste tipo de tumor. Devido ao baixo índice de casos há chances ser confundido por outras doenças.
A criptorquidia de acordo com os Urologistas, trata-se de uma anomalias genitais mais frequentes em meninos, pois os testículos são formados dentro do abdome, abaixo dos rins e, por volta da vigésima semana de gestação, eles começam a descer, para que, ao nascimento, já estejam localizados na bolsa escrotal. Porém, em cerca de 4 % dos meninos o testículo não se encontra na bolsa escrotal ao nascimento, principalmente nas crianças prematuras ( ± 30 %).
Outro fator predominante para o surgimento dessa doença é caso o paciente tenha histórico na família, infertilidade e subfertilidade possibilita o surgimento da doença.
A subfertilidade é um fator preocupante nos dias de hoje, pois a utilização de substâncias antioxidantes (vitaminas e outros elementos) como suplemento alimentar prejudicam a produção dos espermatozoides. Isso também