Cultura religiosa
A razão traz o questionamento da veracidade, validade das religiões e suas crenças.
O homem é um ser social.
Ordem Cósmica. Os Primeiros humanos usaram os mitos para explicar/entender a ordem cósmica. Divindades tirados na natureza (animismo)
No oriente (chineses, etc) percebem a ordem cósmica e o proposito mas não a questiona. Diferente do ocidente, gerando o ceticismo.
Os Hebreus trouxeram outra visão sobre o tema. Afirmam que a ordem cósmica é transcendente. Deus está de alguma forma além ou por traz da superfície visível das nossas experiências. A natureza não é Deus mas sua criação, que simbolizam Deus e seu poder.
Depois os gregos introduziram a Filosofia.
Do ponto de vista religioso a própria vontade de Deus é suficiente para justificar a existência de tudo. Embora não explique porque Deus desejar que as coisas sejam do jeito como são. É um mistério. Mas na filosofia não tem esse mistério. A mente humana tem acesso a qualquer ordem social etc. Segundo Platão a Filosofia deu ao homem poder, capacidade de compreender a ordem cósmica.
Sócrates afirmava que se uma coisa é certa porque os Deus a aprovam então o certo e o errado refletem o julgamento divino. Por outro lado, se os deuses aprovam algo porque é certo, então existe um padrão de retidão, uma ordem ou uma moral cósmica que transcende até os deuses. Sócrates foi um dos primeiros filósofos a expressar alguma forma de ceticismo.
Confúcio revolução simular ao Sócrates só que no pensamento chinês. Rejeitou a mitologia e a superstição da religião popular e tradicional chinesa. Pedia mais atenção aos valores sociais e humanísticos de reciprocidade e apreso pelos outros.
O ceticismo as vezes levou ao relativismo religioso, a crença de que nenhuma religião tem o monopólio da verdade. Porém, ouve uma relação simbiótica entre ceticismo e a religião.
A religião é um esforço para entender o universo em