Incas
CURSO DE BACHARELADO EM ARQUITETURA E URBANISMO
Marinara Machado e Márcia Tavares
Incas
CONCÓRDIA
2011
INTRODUÇÃO
A civilização inca foi o resultado de uma sucessão de culturas andinas pré-colombianas e um Estado-nação, o Império Inca (em quíchua: Tawantinsuyu) que existiu na América do Sul de cerca de 1200 até a invasão dos conquistadores espanhóis e a execução do imperador Atahualpa em 1533.
O império incluía regiões desde o extremo norte como o Equador e o sul da Colômbia, todo o Peru e a Bolívia, até o noroeste da Argentina e o norte do Chile. A capital do império era a atual cidade de Cusco (em quíchua, "Umbigo do Mundo"). O império abrangia diversas nações e mais de 700 idiomas diferentes, sendo o mais falado o quíchua.
Ribeiro, 1975 considera esse padrão de organização social como "império teocrático do regadio" semelhantes aos formados há mais ou menos dois mil anos na região Mesopotâmia ou às civilizações que se desenvolveram na Índia e China mil anos depois e às civilizações Maias e Astecas na meso-américa. Segundo esse autor, esse tipo de formação imperial, se caracterizam pela tecnologia de irrigação (regadio) desenvolvendo : sistemas de engenharia hidráulica; agricultura irrigada (exceção talvez dos Maias que apenas possuíam o domínio do transporte das águas); metalurgia do cobre e bronze; técnicas de construção (com deslocamento e cortes de pedras até hoje desconhecidos); notação numérica (quipos); escrita ideográfica (no caso dos astecas); técnicas de comunicação, em governos centralizados cuja tecnologias e organização social. No caso dos incas é freqüentemente comparada com o socialismo.
Neste trabalho, falaremos um pouco mais da história dos incas, do seu passado, da vida que levavam na infância , sua economia, moeda, cultura, crenças, arte entre outros.