De Acordo Com Os Padr Es Liter Rios Greco
Retratavam a grandiosidade ligada aos feitos heroicos de um povo com a participação de entes sobrenaturais relacionados à Mitologia Pagã, como as musas e deuses, agindo contra ou a favor de um determinado acontecimento ao longo de todo o relato.
As principais epopeias foram: a Ilíada e a Odisseia, atribuídas ao poeta grego Homero, séc. VII a.C., ambas tinham como relato as lendárias histórias da Guerra de Troia. Os heróis homéricos são agressivos e ferozes nas batalhas, mas pacíficos e justos na vida normal.
A outra é Eneida, do poeta romano Virgílio, séc. I. a. C., que narra a lenda da fundação de Roma e exalta a grandeza do Império Romano. Os heróis virgilianos são corajosos e especialmente piedosos, caracterizados por versos nos quais a temática perfez-se de três palavras de ordem: justiça, virtude e piedade.
A partir do advento de uma nova concepção, ligada às ideias da era Clássica, desenvolveram-se na literatura ocidental, outros gêneros oriundos das grandes epopeias: os narrativos, caracterizados pela representação de um mundo mais voltado para a vida individual por meio da ficção, ora traduzida para a linguagem verbal, agora sob a forma prosaica.
Representando os principais gêneros narrativos, temos:
O romance – Trata-se de uma narrativa longa, geralmente estruturada em capítulos, compondo-se por vários personagens, onde vários conflitos estão ligados a um conflito principal, formando desta forma o que chamamos de enredo. Suas origens remontam à Idade Média, mas a forma atual desenvolveu-se desde o século XVIII.
A novela – Os episódios são realizados de forma ininterrupta e dinâmica. Os espaços são bem delimitados e o enredo corrobora-se para o desfecho da narrativa e para a resolução de variados conflitos. Atualmente, as