DDS sobre epi
Os equipamentos de proteção individual (EPIs) são ferramentas de trabalho que visam proteger a saúde do trabalhador e reduzir os riscos de intoxicações decorrentes de determinada exposição. As vias de exposição podem ser:
• Inalação (Nariz)
• Ocular (Olhos)
• Oral (Boca)
• Cutânea (pele)
A função básica do EPI é proteger o organismo. O uso de EPIs é uma exigência da legislação trabalhista brasileira através de suas Normas Regulamentadoras.
Em caso de não utilização o funcionário está sujeito a advertência oral, escrita e pode até ser demitido por justa causa.
RESPONSABILIDADES
A NR (Norma regulamentadora) Nº6 prevê que:
6.6 Responsabilidades do empregador
b) exigir seu uso;
c) fornecer ao trabalhador somente o aprovado pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho;
6.7 Responsabilidades do trabalhador
6.7.1 Cabe ao empregado quanto ao EPI:
a) usar, utilizando-o apenas para a finalidade a que se destina;
b) responsabilizar-se pela guarda e conservação;
d) cumprir as determinações do empregador sobre o uso adequado.
. DDS sobre a importância do uso de EPI
Todos nós temos um instinto de nos proteger toda vez que uma situação é adversa em situações normais. Ao passar andando por uma rua e nos depararmos com um cachorro bravo e sentimos que ele é uma ameaça e que pode atacar, neste momento seu organismo começa a se preparar para a defesa, seja correr, seja apanhar um pedaço de pau. O certo é que internamente seu organismo enviou várias mensagens ao cérebro no instinto de defesa.
Porém existem outros recursos projetados para proteger você. Pegue por exemplo um par de óculos ou uma proteção facial. Estes dispositivos não impedem um dano num equipamento ou que um incêndio seja evitado. É isto mesmo! A proteção para a face e para os olhos serve apenas para uma coisa. Impedir que algum material arremessado atinja sua vista ou o rosto. Foi projetada para isso. Entretanto, ele protegerá você