DDS-primeiro socorros em queimaduras
Por volta de 15% de todo peso corpóreo de um adulto corresponde a pele, que é o maior órgão do corpo humano. Sua função é proteger o corpo contra infecções, a perda de água e é o principal regulador da temperatura. É também órgão sensorial para o tato, dor, nos dá a sensação da temperatura e percebe a pressão exercida sobre ela.
Em uma área queimada, temos perda do controle da temperatura, de fluidos orgânicos, de água e da barreira contra infecção. Quanto a profundidade, uma queimadura pode ser superficial (1º grau),parcial (2º grau) ou em toda sua espessura (3º grau). Além da profundidade, uma queimadura é tanto mais grave quanto maior for a superfície do corpo acometida.
Características de uma queimadura do 1º grau:
· vermelhidão de leve a intensa
· a pele fica branca quando pressionamos o local
· não há bolhas
· presença de ardor e aumento da sensibilidade por 2 dias
· de 3 a 7 dias pode haver a perda da pele. Características de uma queimadura do 2º grau:
· formam-se bolhas
· ardor intenso
· área fica sensível ao frio e ao vento Características de uma queimadura do 3º grau:
· ocorre destruição da pele
· cor variável
· superfície seca
· exposição de tecido gorduroso
· pouca dor pois as terminações nervosas foram destruídas
Como socorrer nos casos de queimaduras do 1º e 2º grau:
1. remova a fonte de calor abafando com pano se houver chama ou jogando água 2. resfrie imediatamente a área queimada com água fria corrente da torneira, por alguns minutos (este procedimento é fundamental pois a área queimada está aquecida e continua a lesar a pele, podendo aprofunda-se, formando bolhas; quanto mais rapidamente for resfriada, menos grave será a queimadura)
3. retire, se possível, anéis nas queimaduras das mãos e objetos que possam armazenar calor como colares, brincos, cinto, objetos de metal ou de couro nos bolsos, etc.
4. proteja a área queimada com gaze, lenço ou pano limpo
5. leve para um