artigo
CURSO DE PEDAGOGIA INTERCULTURAL
DIFICULDADE NA APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA DOS ALUNOS DE 1º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Manaquiri/AM
2013
AURIAM OLIVEIRA DE CASTRO
DIFICULDADE NA APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA DOS ALUNOS DE 1º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
MANAQUIRI – AM
ÍNDICE
1. INTRODUÇÃO
2. Objetivo Geral:
2.1 Objetivos específicos:
3 DESENVOLVIMENTO
4. JUSTIFICATIVA:
5 ANÁLISE DOS RESULTADOS
6 CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
1. INTRODUÇÃO:
Ao longo dos anos, a educação vem buscando desenvolver no aluno as competências da leitura e da escrita, o que é indispensável para vivermos num mundo onde o acesso às informações é cada vez mais rápido e nossa participação como cidadãos, mais exigente.
Entretanto, a aprendizagem da leitura e da escrita é um processo complexo que envolve vários sistemas e habilidades como: linguísticas, perceptuais, motoras e cognitivas.
Por isso, quanto mais ciente estiver o professor de como se dá o processo de aquisição da leitura e escrita e quais as dificuldades enfrentadas pelas crianças para adquiri-la, mais condições terão esse professor de encaminhar de forma agradável e produtiva o processo de aprendizagem.
Neste contexto, o presente estudo objetiva refletir sobre as dificuldades na leitura e da escrita. Para tanto, é fundamental conhecer quais as causas mais comuns que se apresentam no contexto da aprendizagem escolar, contribuindo assim para uma nova estrutura educacional visando o aprendizado de todos os indivíduos presentes na instituição escolar.
A pesquisa busca apontar várias causas como sendo responsáveis pelas dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita, além