dcns
Este trabalho tem por objetivo proporcionar aos alunos do 4º semestre do Curso de Licenciatura em Pedagogia, a oportunidade de trabalhar os conceitos básicos propostos nas Diretrizes Curriculares Nacionais – DCNs, além de fazer um relacionamento entre os conceitos e os princípios propostos nas DCNs, com relação as disciplinas deste semestre, uma vez que estas estão voltadas para o trabalho na educação infantil.
As ações didáticas propostas para a Educação Infantil, devem contemplar os principios éticos, politicos e estéticos. Estes principios e conceitos estão definidos nas DCNs para a Educação Infantil, o qual é um importante documento elaborado para orientar o trabalho do professor.
As DCNs foram propostas oficialmente pelo Ministério da Educação e pela Secretaria de Educação Básica em 2010, com forma de auxiliar a didática da Educação.
Desde a Constituição de 1988, a Educação Infantil vive um intenso processo de revisão das compreensões e dos entendimentos sobre educação de crianças em espaços coletivos, além da seleção e fortalecimento de práticas pedagógicas mediadoras de aprendizagens e do desenvolvimento das crianças.
As discussões sobre como orientar o trabalho junto às crianças de até três anos em creches e como assegurar práticas junto às crianças de quatro e cinco anos, tem se mostrado prioritárias, como formas de garantir a continuidade no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, sem antecipação de conteúdos que serão trabalhados no Ensino Fundamental.
Através do estudo do texto Diretrizes Curriculares Nacionais para A educação Infantil, pretende-se elaborar uma análise sintetizada sobre sua importância, o contexto histórico de sua elaboração, os objetivos da criação desse documento, a organização e os conteúdos do currículo, Por que eles são necessários na ação docente e ainda, como deve ser a avaliação na Educação Infantil, de acordo com esse documento.