Dc salta
Faculdade Adventista da Amazônia
Relatório de Leitura
Nome do Aluno: ALDREI RODRIGO GASPARINI DA SILVA Data: 17/04/2011
Disciplina: INTRODUÇÃO GERAL A BIBLIA - IGB
Obra: COMPREENDENDO AS ESCRITURAS
Autor: GEORGE W. REID
Título do Capítulo: 1 - ANTECEDENTES HISTORICOS DA INTERPRETAÇÃO BIBLICA ADVENTISTA
Autor do Capítulo: ALBERTO R. TIMM
1 - A igreja cristã foi originalmente construída sobre a plataforma hermenêutica da Bíblia como seu próprio intérprete. Logo após o período apostólico, porém, a Igreja começou a sair dessa plataforma aceitando certas alternativas hermenêuticas não – bíblicas. Esta avaliação histórica enfatiza alguns dos importantes pontos hermenêuticos decisivos dentro da igreja cristã que proveram a base mais ampla para o desenvolvimento da interpretação adventista das escrituras.
2 - A Reforma do século 16 foi primeiramente uma reforma hermenêutica. Foi capaz de abalar a autoridade da Igreja Católica Romana e de gerar uma duradoura reforma eclesiástica. Martinho Lutero rompeu com muitas tradições medievais extra – bíblicas e com a hegemonia hermenêutica católica romana, permitindo, assim, que a Bíblia falasse diretamente a cada crente.
3 - Miller estudava as Escrituras dentro da estrutura hermenêutica provida (1) pelo princípio protestante de tomar a Bíblia com seu próprio intérprete (sola scriptura), (2) pelo método histórico-gramatical protestante, e (3) pelo ramo da escola protestante historicista pré-milenial de interpretação profética, que não aceitava a teoria dispensionalista da restauração dos judeus na Palestina como um cumprimento da profecia.
4 - C.Mervyn Maxwell observa que embora os adventistas sabatistas reivindicassem o princípio da sola scriptura da Reforma do século 16, eles o desenvolveram além dos reformadores com referência à restauração mais plena da verdade bíblica.
5 - No final da década de 1960, os eruditos adventistas preocuparam-se com a tarefa