circuitos de interface para microcontroladores
Adaptação livre por Alexandre Mazzei de parte do documento AXE001_pic_electronics.pdf da Revolution Education Ltd.
O que é um Microcontrolador PIC ?
Os equipamentos controlados por microprocessadores são normalmente constituídos por vários circuitos integrados ou chips, cada um com a sua função, a saber: o microprocessador (CPU), uma memória EPROM com o programa, uma memória RAM para armazenamento de dados e interfaces de entrada/saída (I/O input/output) para ligação ao exterior. Pelo contrário, os sistemas baseados em microcontroladores possuem um único chip – o microcontrolador. Um microcontrolador PIC é um circuito integrado de pequenas dimensões e que contem num único chip, a CPU, RAM, ROM e circuitos de interface. A grande variedade destes componentes possibilita que o mesmo fabricante ofereça modelos com mais ou menos RAM, com outros dispositivos como portos de comunicação, conversores analógico/digitais, etc.
Os microcontroladores PIC podem ser utilizados como “cérebro” para controlar uma enorme variedade de equipamentos, desde máquinas de lavar a telemóveis ou automóveis, etc. Existem portanto aos milhões por todo o lado, sendo o seu custo muito reduzido. São, por isso, excelentes companheiros para a tarefa a que nos propomos: conceber um robô móvel autónomo, dotado de vários sensores. Para isso as informações provenientes desses sensores, de toque, de detecção de obstáculos, de distância, etc, devem ser adaptadas de forma a serem interpretadas pelo nosso PIC. Por outro lado, o controlo de dispositivos como motores ou relés também exige adaptação de sinal. É desse assunto que iremos tratar nos próximos capítulos.
Interfaceamento do Microcontrolador
Neste capítulo iremos explicar como realizar as interfaces para que diferentes dispositivos de entrada e de saída possam ser ligados ao microcontrolador.
Iremos tratar dos seguintes dispositivos:
Circuitos de interface standard
1. Circuito de interface