DBPOC
O QUE É: é uma enfermidade respiratória caracterizada pela obstrução crônica de fluxo aéreo que é geralmente progressivo e está associada a uma resposta inflamatória anormal dos pulmões a inalação das partículas tóxicas.
CAUSAS: As principais causas a qual a DBPO está relacionada é o tabagismo, poeira, inalação de produtos químicos, fumaça de lenha, infecções respiratórias graves na infância, desnutrição e prematuridade, todas essas causas estão ligadas a inflamação pulmonar que obstrui os brônquios e destrói os alvéolos dificultando as trocas gasosas.
SINTOMAS: falta de ar principalmente durante as atividades físicas, chiado no peito, aperto no peito, tosse crônica que produz a expectoração, cianose, infecções respiratórias frequentes, falta de energia, perda de peso não intencional.
TRATAMENTO: Como o tabagismo é a principal causa deve-se parar de fumar. O uso de medicamentos baseia-se no uso de broncodilatadores, corticoides inalados usados nas exacerbações da DBPOC, e em alguns casos torna-se necessário a oxigenoterapia.
BRONQUITE CRÔNICA
O QUE É:é uma inflamação dos brônquios, canais que conduzem o ar inalado até os alvéolos pulmonares. Ela se instala quando os minúsculos cílios que revestem o interior dos brônquios para eliminar o muco presente nas vias respiratórias. Esse acúmulo de secreção faz com que eles fiquem permanentemente inflamados e contraídos.
CAUSA: a doença pode instalar-se com extensão da bronquite aguda , mas a principal causa da doença é a fumaça do cigarro.
SINTOMAS: A tosse é o principal sintoma da bronquite crônica, é sempre produtiva e a expetoração clara no incio, pode tornar-se amarelada e espessa com a evolução da enfermidade. Falta de ar e chiado são outros sintomas.
TRATAMENTO: A medida mais importante no tratamento da bronquite crônica é parar de fumar. Também importante não permanecer em ambientes em que haja pessoas fumando. Medicamentos broncodilatadores, antibióticos, mucolíticos e antiinflamatórios só devem