Causas Pulmonares De Dor Tor Cica
SIMPÓSIO SOBRE DIAGNÓSTICO DE DOR TORÁCICA
Simpósio sobre Diagnóstico de Dor Torácica
Causas pulmonares de dor torácica
Pulmonaris causes of chest pain
PULMONARES DE
C AUSAS
DOR TORÁCICA
Dor torácica é queixa comum em pacientes com doença respiratória.
Ocorre devido à inflamação ou tração de estruturas contínuas, notavelmente a pleura parietal, as artérias pulmonares, os grandes brônquios, a traquéia e o mediastino. Estruturas como a pleura visceral, os brônquios intrapulmonares e o parênquima pulmonar são desprovidos de receptores dolorosos, sendo incapazes de produzir dor quando estimulados (1, 2).
É um sintoma que adquire importância não apenas pelo desconforto do paciente, mas também porque, na maioria das vezes, interfere na ventilação, causando déficit nas trocas gasosas.
Grande parte dos casos de dor torácica decorrente de doenças do aparelho respiratório ocorre pelo acometimento da pleura parietal, sendo denominada dor pleurítica. Tipicamente a dor pleurítica tem início abrupto, é referida como uma “pontada” e é intensa em qualidade. Geralmente é unilateral, sendo mais intensa nas porções inferior e lateral do tórax, tendendo a ser bem localizada, seguindo a distribuição dos nervos intercostais. É intensificada pela inspiração profunda ou pela tosse e aliviada pela pausa respiratória (1, 2).
A dor torácica pleurítica deve ser diferenciada da dor de origem músculo-esquelética, que também pode ser ventilatório-dependente. A dor músculo-esquelética, embora varie com o ciclo respiratório, não é tão intensa e é intensificada pela extensão, abdução
ou adução do braço e ombro, ou pela flexão do trapézio ou dos músculos peitorais. A presença de dor à palpação é característica da dor músculoesquelética (1).
PULMONARES
D OENÇAS
QUE CAUSAM DOR
TORÁCICA
De forma geral, a história clínica, o exame físico e a radiologia do tórax podem diferenciar a dor torácica causada por doenças respiratórias das demais, tais como dor cardíaca,