David ricardo
Economista inglês (4/1772 - 11/9/1823).
David Ricardo nasceu em Londres a 18 de Abril de 1772. Era o terceiro de 17 filhos de uma família holandesa de classe média, descendentes de judeus expulsos de Portugal.
Pouco tempo antes de David nascer, o seu pai migrou da Holanda para Inglaterra onde negociou na Bolsa de Valores e foi bem sucedido.
Deixa a escola aos 14 anos para trabalhar com o pai como corretor na bolsa de valores.
Aos 21 anos converteu-se ao cristianismo mais precisamente ao *protestantismo unitarista* e casou-se com uma jovem *quacre* originando desentendimentos familiares.
Como corretor, revelou suas habilidades para empreendimentos financeiros e formando assim , uma fortuna antes mesmo dos trinta anos. Sendo um homem rico , pôde abandonar o dia a dia de sua profissão para se dedicar exclusivamente aos estudos , principalmente sobre matemática , química e *geologia* e adquiriu uma propriedade rural.
Em 1799, após ter lido a *Riqueza das nações* de *Adam Smith* passou a interessar-se por questões de economia.
Entre 1809 e 1815 publicou alguns panfletos sobre a questão do preço do ouro,
*protecionismo* na agricultura e os seus efeitos sobre os preços agrícolas, os lucros do capital e o crescimento económico.
Em 1815, David Ricardo já era considerado o economista mais importante de toda a Grã-Bretanha, graças ao seu conhecimento prático sobre o funcionamento do sistema capitalista.
A partir de então dedicou-se a escrever um tratado teórico geral sobre a economia, “Princípios da economia política e tributação”, tendo sido publicado em 1817, constituindo-se assim um marco teórico decisivo para o desenvolvimento da economia política clássica. Este livro consagrou Ricardo como o grande nome da Economia Política Clássica, junto com Adam Smith, dominando a economia não apenas de Inglaterra, mas de todo o mundo ocidental por muitas décadas, até o aparecimento do marxismo e do marginalismo (os quais foram muito