David copperfield
A história traça a vida de David Copperfield de sua infância à maturidade. Como citado acima, o garoto nasce após seis meses da morte de seu pai. Após sete anos, sua mãe se casa com Murdstone. É dado à David, na obra, motivos de sobra para repudiar seu padrasto e sua enteada, que se mudam para a casa após o casamento de sua mãe. Murdstone castiga o menino por não atingir as médias em seus estudos. Seguindo um destes castigos, ele é espancado e mandado para um internato, no qual vira amigo de James Steerforth e Tommy Traddles.
No período de natal, David retorna à casa para descobrir que sua mãe deu a luz a uma criança. Assim que volta ao seu internato, se depara com o recente falecimento da mãe e de seu meio irmão, fazendo com que decida regressar ao seu lar.
É no seu regresso que Murdstone, o padrasto, resolve mandar ele para trabalhar em uma fábrica na qual é sócio proprietário. Ao notar que todos seus contatos em Londres não estavam mais lá para ajuda-lo, ele decide fugir.
Ele viaja de Londres à Dover, sem dinheiro e sofrendo, onde encontra com sua única parente viva, a tia avó, que no seu nascimento, por não ter sido uma menina, o abandonou. Ela, diferentemente da outra vez, concorda em educa-lo e cria-lo, mesmo com Murdstone tentando obter custodia do garoto.
No poder da tia, Betsey Trotwood, ela muda seu sobrenome acrescentando o seu ao nome de David e passa a chama-lo de Trot, o qual passa a ser outro nome do qual David responde ao longo do romance.
Ao chegar na idade adulta, uma variedade de personagens aparecem, saem e voltam a aparecer na sua vida. Neles estão incluídas a confiável empregada Peggotty e sua família, como sua sobrinha Emily que se muda com eles e encanta o jovem David. Neste momento, também reaparece o amigo de internato