Davi e Golias A Hist ria do Rei Davi e o Gigante Golias
O profeta Samuel linha recebido as instruções do Senhor para ungir um novo Rei que iria suceder o Rei Saul, e assim ele fez. Foi até Belém para um sacrifício ao Senhor. Convidou os anciãos da cidade e também Jessé e seus filhos. Quando Samuel viu Eliabe, um dos filhos de Jessé, logo pensou que esse era o escolhido de Deus para ser ungido. Deus, porém, advertiu Samuel, dizendo: “Não se importe tanto com a aparência, nem com a altura. O homem vê só o que está diante de seus olhos, porém eu, o Senhor Deus, vejo o coração.” Um a um, os filhos de jessé passavam diante de Samuel. E a todos dizia a mesma coisa: “Não é esse o homem que o Senhor escolheu!”
E Samuel perguntou ainda a Jessé: “Só tens estes filhos aqui? Por acaso tens mais algum outro filho?” “Bem, tenho mais um filho ainda jovem que está cuidando das ovelhas!”, respondeu Jessé. “Mande buscá-lo imediatamente!”, ordenou Samuel, entusiasmado. Quando Davi, o filho mais jovem de Jessé, chegou, mandaram que entrasse. Davi era ruivo, tinha um belo e jovial rosto e era uma pessoa de presença marcante. Deus pediu que Samuel ungisse Davi. Ele era o escolhido do Senhor. A partir daquele dia, o espírito do Senhor veio sobre Davi. Mais tarde ele seria o rei de Israel.
Samuel voltou para Ramá. Deus sabe que o grande valor das pessoas está no coração e não na aparência! O rei israelita naquela época era Saul, que a cada dia, tornava-se pior. Vivia atormentado. Os seus empregados, não aguentando vê-lo daquela forma, ofereceram-se para procurar alguém que tocasse harpa e assim acalmasse o espírito maligno de Saul. “Tudo bem, busquem um homem que saiba tocar bem e tragam-no até aqui!”, consentiu Saul. Um de seus servos logo disse: “Senhor, creio que sei onde posso encontrar alguém assim. Um dos filhos de Jessé, chamado Davi, toca harpa como ninguém.
Além disso, ele é valente, vigoroso, prudente ao falar. Sua presença é sempre alegre,