Datação do Carbono
Lipidios são biomoléculas insolúveis em água, e solúveis em solventes orgânicos, como o álcool, benzina, éter e clorofórmio. A família de compostos designados por lípidos é muito vasta. A esta família pertence a gordura que quando hidrolisada, nos fornece ácido graxo e álcool. Por ser mais difícil de ser quebrada, o organismo a armazena sob a forma de gordura.
Os lípidos possuem uma importância biológica a diversos níveis, funcionando como reserva energética e tendo funções estruturais, protectoras, vitamínicas e hormonais.
Entra na formação das membranas celulares, podendo ser encontrado também dentro das células, como substância de reserva nutritiva e fonte de energia. Os lipídeos podem formar alguns hormônios, vitaminas e pigmentos.
Exemplares no cotidiano Encontrados nos alimentos, tanto de origem vegetal quanto animal, por exemplo: nas frutas (abacate e coco), na soja, na carne com gordura, no leite e seus derivados, na gema de ovo, castanha de caju , azeite, dentre outros. curiosidades Constituem a principal forma de armazenamento de energia no corpo e nos alimentos.
São parte de todas as células e transportam algumas vitaminas no sangue. Cada grama de lipídio fornece nove calorias. Os lipídios, quando ingeridos em excesso, aumentam o risco de doenças cardiovasculares, derrames e câncer e podem levar à obesidade e ao diabetes.
Sua carência pode causar dificuldade de metabolização das vitaminas A, D, E e K e o seu consumo excessivo pode causar obesidade e problemas cardiovasculares.
Suas fontes podem ser de origem animal (manteiga, carnes, leite, etc.) que tendem a ser saturadas e prejudiciais, ou de origem vegetal (óleo de oliva, milho ou canola), que são, geralmente, insaturadas e mais saudáveis.
Deve-se limitar sua ingestão em aproximadamente vinte e cinco por cento das calorias totais.
outros
Dentre os lipídeos, recebem destaque os fosfolipídios, os glicerídeos, os esteroides e os cerídeos. Cerídeos →