DASA
Autor: Tiago Martins
Autor do Artigo: Maria Narcisa da Costa Gonçalves
Documento Bibliográfico: Estilos de Liderança – Um estudo de auto-percepção de enfermeiros gestores
Acesso: http://bdigital.ufp.pt/bitstream/10284/1063/2/marianarcisagoncalves.pdf - acedido em 29 de Setembro de 2013
Palavras-Chave: Líder; personalidade; contexto; sucesso.
Introdução: Com esta ficha de leitura pretendo demonstrar a importância dos traços característicos da personalidade dos líderes e de que forma isso afeta a sua interação com o grupo.
Síntese:
Desde muito cedo que o Homem verifica que em grupos, sejam eles equipas, empresas, verifica-se a presença de um elemento fundamental para o bom funcionamento da sociedade - o líder – que, segundo Weber (1991) é aquele que é fonte de influência sobre outros indivíduos, fazendo distinções entre as bases de tal influência na própria pessoa do líder e nos contextos histórico, social e organizacional em que o líder atua.
Segundo Crosby (1999) os líderes classificam-se em: Destruidor - líder que não deixa os outros ter iniciativa -, Proscatinador – líder que atrasa sempre o processo proposto -, Paralisador – líder que não deixa o projeto avançar -, Planeador – líder que planeia ao pormenor o processo -, e Realizador – líder muito ativo, dinâmico e interventivo com o seu grupo. Fonte: Crosby, 1999, pág.78 Com este quadro, podemos ver as diferentes interações dos respetivos estilos de líder consoante a personalidade de cada um.
Sugestões:
Na próxima ficha de leitura, abordar os tipos de líder.
Conclusão:
Com este trabalho fiquei mais recetivo à ideia de abordar esta questão. É uma temática que me agrada muito, e provavelmente estará relacionada com a minha PAT.