Darwin
1-) Qual a influência das ideias e da teoria de Charles Darwin no pensamento sociológico positivista? R: A ideia de Darwin é a seleção natural, em que as espécies existentes hoje são as que melhor se adaptaram ao meio em que viviam e foram se transformando a partir da sobrevivência dos indivíduos que mais se adaptaram. E a positivista diz que o homem é produto do seu meio social.
2-) Como a ideia evolucionista da biologia transposta para as ciências sociais condicionou a visão dos europeus sobre as sociedades não europeias com as quais entraram em contato a partir do expansionismo imperialista? R: Os Europeus acreditavam ser um povo superior, e tinham em mente que a miscigenação entre europeus e negros impediria o desenvolvimento progressivo da humanidade.
3-) Quais os dois movimentos que Comte distinguia na sociedade? Como ele os relaciona? R: Os dois movimentos que Comte distinguiu na sociedade foram o dinâmico e o estático. O dinâmico seria responsável por levar as sociedades do estagio inferior para o estágio superior, com a evolução mais simples, já o movimento estático, seria responsável pela preservação dos elementos responsáveis por garantir um bom funcionamento da sociedade capitalista, permanentes de toda organização social, estabelecendo condições a todos os indivíduos.
Durkhein
2-) Como o texto descreve o fato social, segundo a visão de Durkheim? R: Existem 3 características para explicar os fatos sociais que são: coerção, exterioridade, generalidade. Na coerção, mostra a força que os fatos exercem numa sociedade, fazendo com que se deixem levar as regras que a sociedade coloca, independentemente de sua vontade e escolha. Na coerção existem sanções para uma garantia de que sejam realizadas, que são: Legais (para punir sob pena de lei. Ex. multa, prisão) e Espontâneas.
3-)Quais são os passos que um cientista social deve seguir para garantir a sua neutralidade na análise dos fatos sociais? R: Com Durkheim,