répteis
Répteis, vertebrados bem adaptados à terra firme.
O nome réptil significa “que se arrasta“. É o modo de locomoção dos animais deste grupo, formado por jacarés, crocodilos, tartarugas, cobras e lagartos. Muitos répteis, como as tartarugas, continuam a viver na água. São conhecidas cerca de sete mil espécies atuais de répteis. Os lagartos são os répteis com maior quantidade de espécies, algumas das quais podem atingir dois metros de comprimento. Entre as tartarugas, há espécies que pesam mais de 200 Kg.
Os répteis são vertebrados efetivamente adaptados para a vida terrestre em lugares secos, porém alguns animais deste grupo, como as tartarugas são aquáticos. A Terra já abrigou formas gigantescas de répteis, como os dinossauros. Hoje esse grupo é representado por animais como crocodilos, jacarés, cobras e lagartos, entre outros.
Voltando ao passado
Os répteis surgiram há cerca de 300 milhões de anos, a partir de certos anfíbios. Eram animais pequenos, comedores de insetos e parecidos com os lagartos atuais. Vários grupos de répteis surgiram depois. Entre eles, alguns originaram as aves; outros, os mamíferos.
Durante mais de 100 milhões de nos, principalmente na era Mesozóica ( 248-65 milhões de anos atrás), os répteis povoaram amplamente os mais diversos ambiente terrestres. Essa época é chamada Idade dos Répteis.
Há cerca de 65 milhões de anos, muitas espécies de seres vivos aquáticos e terrestres foram extintas, incluindo inúmeros répteis, como os dinossauros. Várias hipóteses foram formuladas para explicar essa extinção; uma das mais aceitas é a de que a Terra foi atingida por um grande meteorito. Então o “domínio” dos répteis acabou: aves e mamíferos estavam em franca expansão nos mais diversos ambiente da Terra.
A conquista da terra firme
De modo geral, os répteis são os primeiros vertebrados realmente adaptados para a vida terrestre em lugares secos. Veja algumas características que