darwin
Com o iluminismo o questionamento de cientistas sobre a criação (teoria bíblica) das espécies. Qual a razão da extinção? Tal questionamento motivou a iinvestigação, a busca por qual seria a verdade sobre a criação de animais e plantas, a arca de Noé e seus vários animais. "O mistério dos mistérios".
Pareceu mais simples transformar o problema em argumento, o "argumento do desígnio". Este sustentava que a criação, a própria existência necessitaria de um Ser Supremo.
Charles Darwin
Darwin se identificou com a ciência quando aluno em Cambridge, sendo que sua ideia inicial de estudo era a geologia. Teve grande contribuição nesta área devido a descobertas que comprovaram o modelo uniformitario de mudança geológica e o mais conhecido foi a base de dados para a teoria da evolução. Com provas coletadas na ilha de galápagos, fundamentais para o estudo.
A grande o observação de Darwin foi que não existem duas plantas ou animais exatamente iguais. Darwin rejeitava a versão bíblica de que Deus tinha criado separadamente cada espécie. Através de pesquisas e analise veio a crer que o tempo e mudanças, como escassez de comida, crescimento populacional e mudanças climáticas (secas prolongadas) tornavam as espécies mais "fortes". E será que essas mudanças poderiam modificar tanto a ponto de criar novas espécies? Inicialmente pensou que sim.
A iimprecisão de todo mecanismo era devido a teoria evolucionária. Com seu ponto crucial de questionamento na viagem de Begle.
Darwin
Observava as diferenças individuais dentre a mesma espécie, e como não existia ainda ciência genética, nada tinha de conhecimento sobre mutação genética, a causa desta mutação ou variação era somente especulação.
A reação sobre a teoria foi encarada como ameça sobre preceitos altamente difundidos do ponto de vista da igreja anglicana, que rapidamente anunciou Darwin como ameaça as crenças religiosas.
A grande participação deDarwin a psicologia foi a teoria da evolução,