Darwin
Observação I - As populações naturais de todas as espécies tendem a crescer rapidamente, pois o p0tencial reprodutivo dos seres vivos e muito grande e. Isso pode ser verificado, por exemplo, quando se criam determinadas espécies em cativeiro; ao garantir condições ambientais favoráveis ao desenvolvimento, sempre se observa a elevada capacidade reprodutiva inerente as populações biológicas.
Observação 2 - 0 tamanho das populações naturas, a despeito de seu enorme potencial de crescimento, mantém-se relativamente constante ao longo do tempo, sendo limitado pelo ambiente (disponibilidade de alimento e de locais de procriação, presença de inimigos naturais e de parasitas etc.).
Conclusão I - A cada geração morre grande numero de indivíduos, muitos deles sem deixar descendentes.
Observação 3 - Os indivíduos de uma população diferem quanto a diversas características, inclusive aquelas que influem na capacidade de explorar com sucesso os recursos naturais e de deixar descendentes.
Conclusão 2 - Os indivíduos que sobrevivem e se reproduzir, a cada geração, são preferencialmente os que apresentam determinadas características relacionadas com a adaptação as condições ambientais Essa conclusão resume o conceito darwinista de seleção natural, ou sobrevivência dos mais aptos.
Observação 4 - Grande parte das características apresentadas por uma geração é herdada dos pais. Conclusão 3 - Uma vez que, a cada geração, sobrevivem Os mais aptos, eles tendem a transmitir aos descendentes as características relacionadas a essa maior aptidão ira sobreviver, isto é, essa maior adaptação. Em outras palavras, a seleção natural favorece, ao longo das gerações sucessivas, a permanência e o aprimoramento de características relacionadas a adaptação. Os princípios fundamentais da teoria evolucionista de Darwin tem sido confirmados pela