vcvcvc
Conforme citado no capítulo anterior do presente artigo, o primeiro passo para a aplicação de técnicas e métodos ágeis de desenvolvimento de software é a aceitação por parte da equipe. Importante lembrar que quando se fala em equipe, não se trata apenas de desenvolvedores, mas também analistas e técnicos em qualidade de software. Com base nisso, uma das primeiras atividades deste projeto é reunir a equipe a fim de expor o objetivo e os benefícios que o processo ágil de desenvolvimento poderá agregar ao time de desenvolvimento, além de esclarecer possíveis dúvidas sobre este novo paradigma que se pretende implantar, ao mesmo tempo em que se busca motivar a equipe para a aplicação das práticas ágeis.
Em razão do impacto que uma mudança cultural deste porte pode provocar, a aplicação dos métodos ágeis deverá ocorrer de forma gradual. O escopo da aplicação das metodologias englobará apenas um ou dois núcleos de desenvolvimento, inicialmente de forma experimental e sem muita rigidez, ou seja, é possível que apenas algumas práticas ágeis sejam aplicadas. Apesar disso, a ideia é evitar os principais gargalos gerados pelo modelo em cascata, aplicando o modelo iterativo das metodologias ágeis.
Importante salientar que, mesmo que a aplicação das práticas ágeis de desenvolvimento de software seja implantada de forma flexível, a idéia é de que o trabalho seja realizado de forma que as característicaschave da equipe sejam valorizadas. Conforme dito por Pressman (2006), se os membros de uma equipe de software tiverem que estabelecer as características do processo que é aplicado para construir softwares,