Danças eruditas
Enquanto a América era conquistada e colonizada na Europa acontecia uma série de transformações políticas, econômicas e sociais que marcaram a sociedade européia, no final da idade média e início dos tempos modernos.
Artistas e intelectuais voltaram seus estudos para o homem e para a natureza, revelando ao mundo a capacidade criativa e transformadora do ser humano. A fonte de inspiração partia da cultura greco-romana, através do acesso aos manuscritos que chegavam do oriente, trazidos pelos sábios bizantinos. Da cultura grega, os estudiosos buscaram principalmente as idéias filosóficas (Filosofia), o ideal de liberdade (Humanismo) e a participação do homem na vida das cidades (Cidadania e a Democracia), dos Romanos vinha a perfeição dos princípios arquitetônicos, os pensamento dos grandes oradores, os princípios jurídicos e a organização política dos reinos.
← O INÍCIO DO RENASCIMENTO:
O termo Renascimento foi criado por Giorno Vasari, pintor e escritor italiano. Esse movimento teve início na Península Itálica, onde se localizava as cidades de Florença e Veneza. Quem financiou o início do movimento foram os MECENAS (comerciantes, governantes e papas).
← OS PRINCÍPIOS DO RENASCIMENTO:
❑ A retomada da cultura greco-romana; ❑ Valorização do ser humano (humanismo); ❑ Liberdade individual; ❑ Valorização da razão e da natureza.
← O RENASCIMENTO NA ITÁLIA:
O período de auge do renascimento foi na Itália entre 1450 a 1550, o movimento partiu das principais cidades comerciais da Itália (Genova, Veneza, Florença). O principais nomes do Renascimento italiano foram: ❑ Leonardo da Vinci; ❑ Michelangelo Buornarotti; ❑ Rafale de Sanzio; ❑ Galileu Galilei; ❑ Nicolau Maquiavel.
← O RENASCIMENTO NA EUROPA:
O renascimento expandiu-se para outros países da Europa, se adequando a realidade de cada região do continente. Os países e seus principais renascentistas:
❑ Holanda – Erasmo de Roterdã (filosofo e escritor);