Dança
A dança nasceu associada às práticas mágicas do homem , com o desenvolvimento da civilização , o rito separou-se da dança . O homem dançava pela sobrevivência , dançava para a natureza em busca de mais alimentos , água e também em forma de agradecimento . O homem primitivo pintava nas paredes das grutas , cavernas e galerias subterrâneas cenas de caça e rituais que representavam a caçada . A Dança é a arte de mexer o corpo , através de uma cadência de movimentos e ritmos , criando uma harmonia própria . Não é somente através do som de uma música que se pode dançar , pois os movimentos podem acontecer independente do som que se ouve , e até mesmo sem ele . Aos poucos , foram dando mais intensidade aos sons , descobrindo que podiam fazer outros ritmos , conjugando os passos com as mãos , através das palmas . No século XVI surgiram os primeiros registros das danças , em que cada localidade apresentava características próprias . No século XIX surgiram as danças feitas em pares , como a valsa , a polca , o tango , dentre outras .
Elementos da dança
Os elementos da dança é divido em três elementos que são: movimento corporal,Espaço,Tempo. Estudo do movimento corporal : É o movimento do corpo ou parte dele num determinado tempo e espaço . Percepção do tempo : caracteriza a velocidade do movimento corporal ( ritmo e duração) ; contrastes ( rápido , médio , lento ) , contratempo . Além dessas características do tempo entende-se a atenção ao tempo presente como fundamental para o estudo da dança .
Música e Dança
Estabelecer a comunicação a partir da prática musical e dos movimentos da dança requer domínio de regras , enunciados , formas que em cada contexto se complexificam . Práticas musicais e de dança manifestas através de performances , letras de música , locais de manifestação , formas de caracterização de seus ( as ) praticantes são algumas das interfaces em que questões e relações de gênero podem emergir e se manifestar . Buscamos aqui