Dança
A dança é uma manifestação que reflete a cultura, a religião, os costumes, os desejos, os ideais e uma forma de expressão das mais diversas sociedades.
A dança de rua configura-se como uma das manifestações contemporâneas de cultura que surgiu por meio de jovens da periferia, que foram para as ruas manifestar seus desejos, sentimentos e ideais através do corpo e da dança. É uma expressão de dança que está se difundindo cada vez mais em diversos espaços da sociedade. Dança de Rua (ou Street Dance) é uma expressão de dança bastante recente no universo da dança, em relação às demais expressões existentes, caracteriza-se pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos (coreografia) ou improvisados (dança livre). Na maior parte dos casos, a dança, com passos cadenciados é acompanhada ao som e compasso de música e envolve a expressão de sentimentos potenciados por ela.
A Dança de Rua surgiu através dos negros das metrópoles Norte Americanas. As primeiras manifestações surgiram na época da grande crise econômica dos EUA, em 1929, quando os músicos e dançarinos que trabalhavam nos cabarés ficaram desempregados e foram para as ruas fazer seus shows. Em 1967, o cantor James Brown lançou essa dança através do Funk. O Break, uma das vertentes do Street Dance, explodiu nos EUA em 1981 e se expandiu mundialmente, sendo que, no Brasil, devido à sua cultura, os dançarinos incorporaram novos elementos de dança. A Dança de Rua quando vinculada ao movimento Hip Hop (Hip do inglês – quadril; Hop – pulo) toma um outro sentido na história e em sua formação. Existem vários estilos de dança dentro do Hip Hop, entre eles temos:
· O Breaking, executados pelos B.Boys ou B.Girls
Breaking, B-Boying – Foi desenvolvido pelos garotos do bairro do Bronx (NY) entre 1975 e 1976 nas block parties (festas de rua) ao som dos ritmos latinos, soul, funk e jazz. O fato curioso sobre o nascimento deste estilo, é que ele