Dança a Carater
Exemplo de danças a caráter: polka, minueto, mazurka, jota.
Danças Características ou Etnológicas: São as danças folclóricas teatralizadas. Algumas vezes pode ser difícil separar a dança folclórica da dança etnológica, porém esta última desenvolveu um estilo próprio tradicional, uma terminologia técnica e uma escola de instrução bem definida. Não sendo mais executada como recreação de grupo, tornou-se uma forma de expressão artística.
Existem grupos famosos dessas danças como o Ballet Folclórico do México, o Conjunto Moisseyev, o Ballet das Filipinas, de Ram Gopal, e de Mrinalini Sarabhai.
As danças de demi-carácter ou danças características são recursos expressivos do ballet que representam uma das formas da arte coreográfica. Presentes nos grandes ballets de repertório apresentam metodologia própria de ensino, com terminologia técnica específica (nomenclatura) e estrutura de aula fundamentadas nos princípios da dança clássica acadêmica. Para tanto, percorreram um longo caminho.
Entre os séculos XVI e começo do século XIX, quando serviam de definição a uma dança-símbolo, popularizada nos intermezzos em representações de personagens da Comédia dell’Arte, se limitavam à reprodução de atitudes comportamentais, maneiras, gestos e movimentos específicos presentes em determinadas esferas socioculturais. Hoje, quando dizemos danças de caráter, nos referimos às danças populares de forma geral, e dessa forma, estamos presos ao conceito utilizado naquela época, quando a função cênica de tais danças era basicamente a de contextualizar na obra a época histórica na qual se desenrolava a ação, apresentar classes sociais e