Dança. qualidade de vida
1.1 PROBLEMÁTICA
A dança é uma arte, que se transforma a cada dia, sendo praticada cada vez mais como manifesto de costumes e tradições. A dança se caracteriza pelo uso do corpo, seguindo de movimentos improvisados ou pré-estabelecidos, podendo envolver a expressão e os sentimentos.
Sendo o corpo humano o instrumento da arte da dança, é necessário discipliná-lo e desenvolvê-lo, a fim de que o mesmo atinja, através de movimentos harmônicos e coordenados, toda a plasticidade, pureza de linhas e expressão possíveis. Desta forma, a prática da dança permite desenvolver e enriquecer as qualidades do homem no seu físico, na sua mente e psique.
Para Ferreira (2005), a dança na escola pode contribuir para que os educandos adotem atitudes de valorização e apreciação de manifestações expressivas e culturais brasileiras. No contexto escolar, essa atividade possibilita que o aluno amplie sua capacidade de interação social fazendo-o conhecer e respeitar a diversidade.
No dicionário qualidade de vida significa a boa qualidade, excelência ou sutileza da vida. Portanto, o fato de a vida ser boa realmente não depende de uma definição do dicionário, mas de como cada pessoa define a boa qualidade. (SPIRDUS, 2005).
1.2 PROBLEMA
Qual é o papel da dança, como conteúdo da disciplina de Educação Física, na promoção da qualidade de vida dos alunos do Ensino Médio?
1.3 JUSTIFICATIVA
A qualidade de vida é um dos temas de maior relevância dos últimos tempos, e a dança é um eixo das aulas de Educação Física que vem se destacando por ser uma atividade com muitos benefícios físicos e emocionais.
É de suma importância que a dança seja uma alternativa plausível de qualidade de vida, motivando os alunos à prática de atividade física. Dessa forma, este trabalho visa contribuir para o conhecimento dos profissionais da área, fazendo com que levem este conteúdo para suas aulas, de maneira dinâmica.
1.4 OBJETIVOS
- Objetivo Geral Analisar se a dança, como conteúdo