Soldagem
•Soldagem com eletrodo revestido
•Soldagem MIG/MAG
Eletrodo Revestido
A Soldagem a Arco com Eletrodos Revestidos (Shielded Metal Arc Welding - SMAW) é um processo no qual a coalescência (união) dos metais é obtida pelo aquecimento destes com um arco estabelecido entre um eletrodo especial revestido e a peça.
O eletrodo é formado por um núcleo metálico ("alma"), com 250 a 500mm de comprimento, revestido por uma camada de minerais (argila, fluoretos, carbonatos, etc) e/ou outros materiais (celulose, feno ligas, etc), com um diâmetro total típico entre 2 e 8 mm.
Alma do eletrodo:
•conduz a corrente elétrica;
•serve como metal de adição.
Revestimento:
•gera escória e gases que protegem da atmosfera a região sendo soldada e estabilizam o arco;
•pode ainda conter elementos que são incorporados à solda, influenciando sua composição química e características metalúrgicas.
Necessidade de interrupção periódica do arco para a troca de eletrodo e remoção de escóna faz com que, neste processo, a proporção do tempo gasto pelo soldador efetivamente soldando (fator de ocupação) seja, em geral, inferior a outros processos de soldagem a arco.
O processo SMAW tende apresentar uma menor produtividade e uma maior dependência de mão de obra que outros processos a arco. Estes fatores têm levado, recentemente, a uma substituição desse processo por outros em muitas aplicações, particularmente nos países mais desenvolvidos.
Soldagem MIG/MAG
A Soldagem a Arco Gás-Metal (Gas Metal Arc Welding - GMAW) é um processo de soldagem a arco que produz a união dos metais pelo seu aquecimento com um arco elétrico estabelecido entre um eletrodo metálico contínuo (e consumível) e a peça.
A proteção do arco e poça de fusão é obtida por um gás ou mistura de gases.
•Se este gás é inerte (Ar He), o processo é chamado MIG