Dança como linguagem
COMO TRABALHAR A DANÇA COMO LINGUAGEM
Trabalho apresentado ao Curso de
Licenciatura em Artes 1º ano do Centro
Universitário Claretiano.
SP
2014
A dança é linguagem quando tem a intenção de passar uma mensagem, quando deixa de ser movimento aleatório. Dentro das teorias das inteligências múltiplas todas podem estar ligadas ao seu aprendizado e a dança pode contribuir com o ensinamento de várias outras disciplinas. Dentre essas inteligências a inteligência espacial é essencial na dança, pois com ela definimos o espaço, tanto na referência de planos como nos sentidos, direções e trajetórias.
Segundo Jean Piaget, nosso corpo aprende a cada descoberta, o que se acentua mais ou menos em função do meio. Portanto, é papel do professor o desenvolvimento do estímulo para descobertas, com o cuidado para que as atividades ocorram dentro do campo de compreensão do indivíduo, na busca da equilibração. Evitando uma compreensão parcial ou superficial, perdendo parte importante do aprendizado. Devese buscar as habilidades individuais, como exemplo através de: histórias, debates, jogos, filmes, diagramas ou exercícios práticos.
Um exemplo de interação entre disciplinas com a dança, é a habilidade verbal, pode ser realizado através de peças teatrais com o contar de histórias ou relatar acontecimentos. Para o aprendizado a inserção das tecnologias apareceu como um facilitador, por exemplo, os jogos eletrônicos oferecem inúmeras possibilidades para a realização de exercícios personalizados nos planos de aula. As plataformas adaptativas permitem que o educador indique o melhor caminho para o aluno entender diferentes disciplinas, de acordo com suas facilidades e aptidões.
Numa forma geral as escolas devem encorajar seus alunos para a utilização destes conhecimentos no dia a dia, respeitando o desenvolvimento intelectual de cada um.
Devemos constantemente direcionar-nos para aquilo que temos interesse, a fim de adquirirmos maior