dança chula
1 - História (como surgiu). Tem sua origem, ainda, em questionamento. Há bibliografias que narram ser de origem portuguesa – mais especificamente na região de Minho e Douro. Porém, suas coreografias e movimentações se assemelham às características de algumas danças africanas. E de fato, algumas bibliografias narram sua origem em África. É comum entendê-la como uma dança mesclada de danças portuguesa e africana.
O antigo Gaúcho, que em suas origens, significava o homem que não tinha fronteira e não se apegava à família, em razão de uma rotina nômade, construiu suas características culturais com a – forjada – relação de todos os povos que constituíam e constituem a atual Cultura Gaúcha, nas regiões do atual Uruguai, Argentina e Rio Grande do Sul, que à época chamava-se província de São Pedro do Sul.
De fato, os portugueses e africanos, na época da colonização, foram de encontro à cultura existente antes da transformação em colônia – a Cultura Guarani. Os, assim chamados pelos colonizadores, de Índios Guaranis provinham do extremo sul da América Sulista. O encontro – nada pacifico – desses povos gerou o que se entende por cultura Brasileira Gaúcha.
Esse choque cultural, tão diversificado e manipulado politicamente, com base na Matriz, gerou noções que até hoje perpassam e permeiam o imaginário popular e urbanizador acerca do “gaúcho”.
Provavelmente, provém daí a noção do “gaúcho macho”, que não expressava o apego à família da mesma forma que os outros povos que lá estavam, e andava sempre em bando de homens, mantendo distância de outras famílias e mulheres – donzelas – filhas dos Senhores da Estância.
O fato é que estas mulheres, também, eram símbolos da opressão de donos ou patrões das estâncias. Patrões estes que tentavam dividir a província à revelia das necessidades e etnias que ali viviam, em prol da matriz que a tudo consumia.
Na contradição e contestação desse cenário cultural completamente conturbado, nasceria a Chula. Dança que à época