Dan a
Educação Física
Ano Letivo 2014/2015
Aluna: Sara Manuela Silveira Pinto
Numero: 15
Ano:12º
Turma: PTGEI
Professor: Bruno Teixeira
Módulo:10
Índice Introdução: 4
Dança de Portugal 5
Vira 7
Chula 8
Corridinho 9
Saias 10
Fandango 11
Malhão 12
Chotiça 13
Cana-verde 14
Verde-gaio 15
Conclusão 16
Bibliografia 17
Introdução:
Este trabalho foi escolhido pelo professor de Educação Física para recuperação do Módulo 10. Neste trabalho irei falar um pouco do que é a dança, e os tipos de danças que existe. Com este trabalho espero em saber mais um pouco das danças que existem, e as suas origens.
Dança de Portugal
Caracteriza-se pelo folclore português que varia e toma diferentes formas consoante as diferentes regiões do país. Das muitas danças de folclore que existem, podem destacar-se o fandango, a dança de roda, a valsa de dois passos, a chotiça, o corridinho, o vira e o verde-gaio. Recentemente, em particular ao longo do século XX, apresentou-se ainda uma modernização e adaptação de técnicas praticadas a nível internacional como a Dança Clássica, a Dança Moderna ou a Dança Contemporânea. Existem diversas danças que são próprias de regiões. Em Portugal as danças que são mais vistas são:
Vira
Chula
Corridinho
Saias
Fandango
Malhão
Chotiça
Cana-Verde
Verde-gaio
Algumas das danças referidas são feitas em ranchos folclores em várias freguesias ou aldeias.
Vira
É um género músico-coreográfico do folclore português. Mais conhecido como característico do Minho, o Vira é contudo também dançado em muitas outras regiões, entre as quais a Estremadura. São vários os tipos de viras conhecidos: Vira Antigo (Reguengo Grande, Lourinhã e Casais Gaiola, Cadaval) Vira das Sortes (Olho Marinho, Óbidos)
Vira Valseado (Outeiro da Pedra, Leiria)
Vira de Costas (Colaria, Torres Vedras)
Vira das Desgarradas (Reguengo Grande, Lourinhã) Vira Batido (Casais Gaiola, Caldas da Rainha)
Vira de