Folclore do Sul
O folclore da região sul possui uma interessante miscigenação de elementos culturais indígenas, africanos e europeus
(principalmente portugueses, alemães e italianos). As danças e as festas religiosas como a Nossa Senhora dos
Navegantes, São Benedito entre outros, são muito importantes no folclore da região. Podemos citar como exemplos de danças folclóricas do sul do país: chula, baião, congada, cateretê, pau de fitas, marujada, chimarrita e jardineira.
Já com relação as lendas folclóricas, são mais comuns na região: boitatá, lenda do
Sapé, Negrinho do Pastoreio, Tiaracajú,
SaciSaci-Pererê e Curupira.
Rio grande do sul
Chula
Chula é uma dança típica do Rio Grande do Sul.
Dançada em desafio, praticada apenas por homens.
A chula tem bastante semelhança com o Lundu sapateado, encontrado em outros Estados brasileiros. A chula do Rio Grande do Sul vem da chula de Portugal. A chula portuguesa (antiga chula) é baseada em batidas dos pés e nos desafios.
Hoje essa dança é mostrada apenas de forma cultural durante eventos, rodeios, etc, porém não podendo repetir o passo, de seu oponente
Pezinho
O Pezinho tem origens portuguesas e conseguiu atrair adeptos no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Além de dançar, os dançarinos devem cantar no ritmo da música que acompanha os passos. A coreografia se altera entre passos ritmados pelos pés e as duplas que rodam em torno de si.
Milonga
Essa dança também é popular na Argentina e no Uruguai. No Rio Grande do Sul, ela recebe a companhia da viola e de outros instrumentos musicais. A milonga gaúcha lembra os passos do tango e é bem mais lenta e romântica. Ela pode ser dançada de três formas: havaneirada (seguindo os passos da vaneira), tangueada (dança no ritmo de marcha) e riograndense (dança com passos dois e um).
Chimarrita
Dança típica de Portugal, foi trazida por eles para o Brasil durante o século XIX(19). Inicialmente, a dança era realizada com os casais