Folclore da região sul do Brasil
CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
FOLCLORE REGIÃO SUL
FRANCISCO BELTRÃO
2012
UNIPAR - UNIVERSIDADE PARANAENSE
CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
ANDREI FAVRETTO RA: 6831
CLÁUDIA APPELT RA: 7004
SILVANA GODOY RA: 6990
MARCELO ECKER RA: 7000
DOUGLAS CAMARGO RA: 7039
FOLCLORE REGIÃO SUL
Trabalho elaborado como complemento da nota parcial do 2º Bimestre, na matéria de Dança e Folclore do curso de Licenciatura em Educação Física da UNIPAR Universidade Paranaense.
Professora: Lídia Posso Simionato
FRANCISCO BELTRÃO
2012
INTRODUÇÃO
O Folclore é a ciência das tradições e usos populares, constituído pelos costumes e tradições populares transmitidos de geração em geração. Todos os povos possuem suas tradições, crendices e superstições, que se transmitem através de lendas, contos, provérbios, canções, danças, artesanato, jogos, religiosidade, brincadeiras infantis, mitos, idiomas e dialetos característicos, adivinhações, festas e outras atividades culturais que nasceram e se desenvolveram com o povo.
A região possui possuí uma interessante miscigenação de elementos culturais indígenas, africanos e europeus (principalmente portugueses, alemães e italianos). As danças são muito importantes no folclore da região. Podemos citar como exemplos de danças folclóricas do sul do país: chula, baião, congada, cateretê, pau de fitas, marujada, chimarrita e jardineira. Já com relação as lendas folclóricas, são mais comuns na região: boitatá, lenda do Sapé, Negrinho do Pastoreio, Tiaracajú, Saci-Pererê e Curupira.
REGIÃO SUL: SANTA CATARINA, PARANÁ E RIO GRANDE DO SUL
DIFERENTES TIPOS DE DANÇAS
CONGADA
A congada é um evento que faz parte do folclore brasileiro. Trata-se de um desfile ou procissão que reúne elementos das tradições