folclore da região sul
Folclore da Região Sul
Rio de Janeiro
Fevereiro de 2015
Alunos:
Silene de Nazaré Moreira dos Santos
Suzane Santos Da Silva Wellerson de Almeida Diniz
Yuri Ornellas Costa
Professora: Tereza
Disciplina: Folclore
Turma: 03 - turnos manhã
Curso: Guia de Turismo.
Regiao Sul!
Folclore brasileiro
Conjunto de tradições, conhecimentos ou crenças populares, expresso em forma de provérbios, contos ou canções. A palavra folclore significa “ciência ou sabedoria do povo”.Termo criado em 1846 pelo arqueólogo inglês Willian John Thoms.
O folclore constitui-se em fenômeno tradicional, anônimo e popular, ligado a várias ciências como a sociologia, lingüística, história, etnografia, pedagogia, etc.
O estudo do folclore brasileiro teve inicio com Amadeu Amaral (1875-1929), poeta destacado pesquisador das coisas nacionais. Posteriormente Silvio Romero, Nina Rodrigues, Figueiredo Pimentel, Câmara cascuda e outros, muito contribuíram para o desenvolvimento dos estudos do folclore no Brasil.
Aos gêneros folclóricos são múltiplos e variados e no Brasil ganham força e colorido manifestando-se:
Na musica, nos Instrumentos musicais, nas Artes plásticas, no artesanato, nas danças regionais, nas crendices e superstições, na medicina caseira, nas cantigas e brinquedos de roda infantis, na literatura oral, nos desafios, nos autos, nos usos e nos costumes, nas festas juninas, nas comidas típicas, no carnaval.
Tudo enfim, que surgiu do povo é por ele é conservado e transmitido tendo por base a influencia dos índios, dos portugueses, dos escravos negros e a grande corrente imigratória, o que ocasiona a enorme diversidade em cada região do território nacional.
Folguedos
Os folguedos são festas de caráter popular cuja principal característica é a presença de música, dança e representação teatral. Grande parte dos folguedos possui origem religiosa e raízes