Dante de Oliveira
DITADURA MILITAR
Podemos definir a ditadura militar, como sendo o período da politica brasileira em que os militares governavam o Brasil. Suas caracterizações são:
Falta de democracia,
Supressão de direitos constitucionais,
Censura
Perseguição politica e
Repressão aos que era contra o regime milita
A implantação da ditadura começou com o Golpe de 1964, quando as Forças derrubaram o governo do presidente constitucional João Goulart1 e terminou quando José Sarney assumiu o cargo de presidente.2 A revolta militar foi fomentada por Magalhães, Adhemar de Barros e Carlos Lacerda, governadores dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente, com apoio dos grandes veículos de comunicação. O regime militar brasileiro inspirou o modelo de outros regimes militares e ditaduras por toda a América Latina, sistematizando a "Doutrina de Segurança Nacional", que justificava ações militares como forma de proteger o "interesse da segurança nacional" em tempos de crise.
QUEM FOI DANTE DE OLIVEIRA
Dante Martins de Oliveira (Cuiabá, 6 de fevereiro de 1952) foi um engenheiro civil e político brasileiro.
Natural do estado de Mato Grosso, Como deputado federal, Dante movimentou o cenário nacional ao apresentar, em 1983, a Emenda Constitucional Dante de Oliveira pelo direito da população brasileira votar para presidente da República. Porém, a proposta das Diretas Já, foi rejeitada pelo Congresso em abril de 1984.
MAIORES MOVIMENTAÇÕES POLITICAS
Pórem, Dante movimentou a massa popular, foi para as ruas de vários estados, acompanhado de políticos como Tancredo Neves, Franco Montoro, Orestes Quércia, Fernando Henrique Cardoso, Mário Covas, Luiz Inácio Lula da Silva e Pedro Simon, além de cantores e atores de renome nacional, para propagar sua emenda à Constituição.
Essa vontade por Justiça resultou na “explosão” do