Danos Causados pela falta de Coleta Seletiva
Nos dias de hoje aonde se fala muito de sustentabilidade e preservação do meio ambiente um dos principais problemas é o lixo que devido ao aumento da população vem crescendo cada vez mais e não à lugares e tratamentos adequados.
A coleta seletiva seria a melhor solução mas por negligencia de ambos os lados( O estado e a população) ela quase não e executada. Os quase 1 milhão de catadores de ruas – pouco organizados, que vivem à beira da miséria e sem segurança social são os maiores responsaveis pela coleta seletiva feita em todo o pais.
Mas, estes catadores, por não terem capacitação técnica, coletam e separam apenas os materiais que conhecem e que dão mais retorno financeiro, sendo assim, o índice de reciclagem, gira em torno de 20% e material orgânico, em cerca de 2%, segundo dados de 2007 da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública (Abrelpe). Contudo, a reciclagem de alumínio, PET, vidro e papel gira em torno de 98%, 51%, 45% e 45%, respectivamente, segundo a Abrelpe.
Um dos fatores que atrapalha o desenvolvimento no setor, no entanto, é a falta de legislação e regulamentação adequada sobre o assunto.
Todo mundo já ouviu falar em coleta seletiva, mas poucos praticam. A verdade é que muita gente só se preocupa quando é, de fato, afetado por um problema. Todos os dias temos provas de que ignorar a coleta seletiva só traz danos à sociedade.Os locais em que são depositados os lixos, levam duas classificações, em que uma são os lixões, termo bastante conhecido por conter em praticamente todas as cidades brasileiras, nos lixões normalmente os lixos coletados são depositados sobre o terreno e deixados a céu aberto, sem qualquer tipo de seleção, limpeza, ou processos adequados para que os lixos não comprometam aquela área e consequentemente toda a região, ocasionando problemas principalmente de saúde, pois com o lixo a céu aberto ele com o tempo irá eliminar diversas substâncias e odores que criaram e