Dano Moral
Abertura dos trabalhos
A abertura dos trabalhos é importantíssima. Com os pontos cantados de abertura e saudação, por exemplo ao Pai Olorum, a defumação, o mundo espiritual vai se abrindo no templo preparando o ambiente e os médiuns para os trabalhos que se realizarão ali.
A Defumação
A defumação é essencial e sempre ocorre no início dos trabalhos. Serve para limpeza do ambiente e dos médiuns e para afastar as cargas negativas. É feita com a queima de ervas.
Roupas de trabalho
As roupas de trabalho devem ser mantidas sempre limpas e somente devem ser usadas nos dias de trabalho.
Guias
É dever do médium precisa cuidar e zelar por suas guias, guardando-as e descarregando-as pelo menos uma vez por mês.
A partir do momento em que a guia é cruzada, ali é aberto um espaço mágico e todas as energias daquela Divindade são condensadas naquela guia. As guias ainda recebem e absorvem as energias, descarregando toas as energias negativas do médium.
Conduta do médium
O médium precisa ter uma conduta digna e correta tanto dentro quanto fora do terreiro, mantendo seu espírito “limpo” para que seus Guias possam se aproximar e trabalhar em submissão a lei divina.
Deve estar disposto a ajudar o próximo com amor, praticando a caridade, sem esperar uma contraprestação em troca.
É obrigação do médium cumprir com as praticas e rituais determinados pelo Pai de Santo, estando em conformidade com os fundamentos do Terreiro que frequenta.
O médium não deve incorporar fora do Terreiro, a não ser que tenha sido previamente autorizado.
Deve se esforçar para a cada dia tornar-se uma pessoa melhor, e a cada dia estudar e aprender mais sobre a espiritualidade.
Flores, Ervas, Sementes, Raízes e Frutas
As flores, ervas, sementes, raízes e frutas são condensadores de energia, absorvem as energias negativas, purificando e positivando o ambiente. Tem ainda a função curadora, muitas vezes sendo usados nos trabalhos realizados pelos Guias, além de embelezar o Templo e o