Daniele
5. Enumere as funções dos 4 compostos:
a) Quitina - Os carboidratos têm função estrutural da membrana celular (construtora ou plástica), fornecimento de uma fração significativa de energia, armazenamento energético nos animais, sob a forma de glicogênio e principalmente nos vegetais, sob a forma de polissacarídeos.
Também tem função anticoagulante (heparina), lubrificante, estrutural (QUITINA) e antigênica (ativa o sistema imunológico, por exemplo, a alergia causada por crustáceos).
Os carboidratos também são conhecidos como açúcares.
b)Amido - é análoga ao do glicogênio nos animais, tem como função armazenar energia como também absorver a humidade de modo a manter um ácido seco.
Sua função principal é reserva energética vegetal.
c)Celulose - A celulose é responsável por dar a rigidez e firmeza às plantas. Ela não é digerida pelos seres humanos, porém são importantes enquanto alimentos para muitas espécies animais, entre elas os ruminantes (bois, cavalos, cabras, carneiros). O sistema digestório destes animais, ao contrário do nosso, possui capacidade para digerir a celulose. Esta substância também serve de alimentação para cupins e traças.
d)Glicogênio - A principal função do glicogênio armazenado no fígado serve para alimentar a necessidade energética das células cerebrais.
6. Por que a água mesmo tendo cargas elétricas + e – estas não se anulam.
7. De exemplos bioquímicos de:
a) competição enzimática reversível - Um tipo comum de inibição reversível é chamado de competitiva. Um inibidor competitivo compete com o substrato pelo sítio ativo de uma enzima. Enquanto o inibidor ocupa o sítio ativo ele impede a ligação do substrato à enzima. Nesse tipo de inibição ocorrem então duas reações simultâneas:
b) competição enzimática ireversível - Compostos orgânicos clorados ou fosforados são bons exemplos de inibidores enzimáticos irreversíveis, pois reagem com o resíduo S1 de serino-enzimas, formando um complexo irreversível.