AS QUESTÕES SOCIAL NO BRASIL
O Serviço Social no Brasil iniciou desde 1930, com um estudo mais amplo das questões sociais, e a profissão sofre com as influências nos processos de alienação como o antagonismo, desigualdade,discriminação e injustiça social presente nos modos de ser do capitalismo na sociedade brasileira. No início da profissão a questão social era vista e tratada como uma questão moral, religiosa, inerente à natureza desajustada dos indivíduos e grupos sociais com os quais mantinham relações profissionais.
Esse trabalho tem como objetivo destacar as expressões da questão social, o papel da sociedade nesta problematizarão e a superação da crise de um mal e bem estar social, que se vive hoje no Brasil, refletindo as práticas desenvolvidas pelos assistentes sociais em sua luta na garantia de direitos universais dos cidadãos, tendo em vista em primeira instância os problemas da questão social no Brasil contemporânea, e em seguida relatar sobre a proteção social, políticas sociais, finalizando com as considerações sobre a construção de redes sociais como estratégias de enfrentamento da questão social por parte da sociedade.
Toda sociedade que entra em crise tende a agravar enormemente o sofrimento da humanidade, e até mesmo aqueles que se beneficiam de um sistema social em crise não deixam de ser atingidos, é o que hoje acontece. A humanidade está atravessando uma crise sem precedentes que está atingindo todas as dimensões da vida, o que caracteriza essa crise é o que vamos ver no decorrer desse texto.
2-DESENVOLVIMENTO
1-2 QUESTÃO SOCIAL
No período pós década de 90, as crises dos sistemas estatais de bem e mal estar social afetam e ameaçam as garantias de níveis mínimos de emprego, acessos aos direitos sociais, a qualidade de saúde pública, educação gratuita como direitos universais. O projeto neoliberal ganhou força e priorizaram ações como as de privatização do estado, internacionalização da economia, desproteção social, sucateamento dos serviços