Daniel Serm O
Introdução: Paulo disse: "... eu trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus". É claro que ele estava falando sobre as marcas físicas de sofrimento e perseguição que o identificava com o seu Senhor. Mas hoje eu quero que nós, mais uma vez consideremos o fato de que nossa vida deve ser marcada para o Senhor. Não fisicamente, mas espiritualmente! Deve haver algumas características em nossas vidas que nos identificam como servos de Cristo. Hoje à noite vamos observar outra das marcas espirituais de um cristão. É a marca da generosidade. Isto não se limita ao que fazemos com o dinheiro! O que fazemos com o dinheiro é um reflexo da nossa generosidade, mas a generosidade vai muito além de finanças.
Generosidade é o ato de fazer mais do que se espera de você. Pode-se dizer que você é generoso? Se nós apenas fizermos o mínimo, ou se só fizermos aquilo que se espera de nós, então nós não apresentamos a característica de generosidade.
I. Exemplos bíblicos de generosidade.
A. O apóstolo Paulo.
1. Antes de ser salvo, ele era um fariseu rigoroso que não se importava com ninguém, mas apenas consigo mesmo.
2. Depois que ele conheceu Jesus, seu coração foi aberto a todos os homens.
3. Ele ministrou a todas as classes, ele estava em casa no mercado ou no majestoso palácio do rei.
4. Em uma cidade as pessoas o rejeitaram e a mensagem que ele pregou a tal ponto que eles o apedrejaram e o deixaram para morrer. (Atos 14:19)
5. Mas ele voltou para aquelas pessoas e as servia.
6. Paul disse que ele "... Fiz-me tudo para todos..." 1 Coríntios 9:22
7. Paulo foi além do que se esperava dele e mostrou uma atitude generosa de serviço aos outros.
B. O bom samaritano.
1. Estamos todos familiarizados com a história contada por nosso Senhor.
2. Aqui está um judeu que tinha sido atacado e deixado ferido ao longo da estrada.
3. Os religiosos do dia observaram ele em sua condição e não viram a necessidade de sair de seus caminhos para ajudá-lo.
4. Mas um