007644291996Z039seção0056

2008 palavras 9 páginas
A Bíblia não é um livro de estudos como tantos outros...
A BIBLIA É A PALAVRA DE DEUS
O livro da humanidade.
Ora, um livro tão procurado e lido por tanta gente deve possuir um segredo muito importante:
Esta palavra convida a uma aventura, desinstala, revoluciona a vida, muda projetos demasiadamente estreitos e interesseiros, abre horizontes mais amplos e realizadores.

Na Bíblia se revela e se desenvolve o plano de Deus a nosso respeito, plano ao qual temos acesso por uma chave que é Jesus Cristo - a Palavra de Deus que se fez homem.

É o livro mais lido, mais traduzido e mais vendido no mundo. Foi escrito por inspiração de Deus e inspiração entende-se como uma ação particular sobre algumas pessoas. Deus inspirou algumas pessoas para AGIR – exemplo: Abraão, Moisés. Outras para FALAR – exemplo: os profetas e outras para ESCREVER – exemplo: hagiógrafos ou autores sagrados que escreveram a Bíblia.

Primeiro se vive, depois se escreve. Assim foi com a Bíblia: seus acontecimentos vão de 1850 a.C. até 100 d.C., quase vinte séculos. As inúmeras pessoas que a escreveram eram de um povo oriental para quem a palavra é acontecimento, é ação e é progressiva. A Palavra relata as maravilhas que Deus fez na história dos homens. Palavra não é idéia como para nós ocidentais.

Deus não escreveu nada, mas a Palavra sempre vem com uma missão que Ele manda (Is 55,10-11). Quando proclamada traz o próprio Deus, transmite a vida, a ação. Quando conseguimos ler a nossa história da salvação (as intervenções de Deus na nossa história e na história do mundo) através da Palavra vivemos a espiritualidade bíblica, sendo o que o papa João Paulo II dizia: “sinal dos tempos”.
ESTUDO BÍBLICO
[pic]
A palavra Bíblia vem do grego, e significa “coleção de livros”. Nela contém a história da salvação, desde a criação do mundo feita por Deus até as profecias da segunda vinda gloriosa de Jesus, o Filho de Deus. Podemos, para um melhor entendimento, caracterizá-la como uma “grande carta”

Relacionados