Daniel Cap. 2
Em 604 a.c, Deus revelou com extraordinária precisão o que um dia aconteceria ao povo de Israel e predisse que sucessivos impérios mundiais governariam o Oriente Médio e a região do mar Mediterrâneo.
Nabucodonosor, rei de Babilônia, contemplou em seu sonho uma estátua feita de diferentes elementos e cada elemento simbolizava um império mundial que já dominava ou que futuramente dominaria aquela região do decorrer da história:
A cabeça de ouro - Babilônia
O peito e os braços de prata - Medo-Persa
O ventre e quadris de bronze - Grécia as pernas de ferro - Roma
Os pés em parte de ferro e em parte de barro - O período posterior e final do império Romano
O rei percebeu queem determinado momento de seu sonho uma pedra feriu os pés da estátua e os esmiuçou.
A pedra simboliza o Messias, o qual, na sua vinda, destruirá todos os governantes do mundo e estabelecerá o seu reino, Sl., 2, Ap. 19.18-20.
Daniel, cap. 07
Esse capítulo descreve um sonho profético que revela as coisas que hão de acontecer nos últimos dias. Um governante perverso se levantará contra o povo de Israel e somente o Messias, na ocasião de sua vinda, será capaz de detê-lo.
No sonho do profera, os diferentes animais observados simbolizam as nações que governariam o mundo (à semelhança das diversas partes da estátua descrita no cap. 2), a começar da Babilônia até o momento final da volta do Messias, o "Filho do Homem".
O capítulo enfatiza a figura de um líder mundial que ascende ao poder oriundo de uma confederação de dez nações. Ele governa o mundo com tremento poder (satânico) e obriga o povo de Israel a assinar com ele uma aliança de paz Dn. 9.27; Ez. 38 e 39. As Escrituras geralmente se referem a ele como o "anticristo", Ap. 13, Mt. 24.15-29, II Ts. 2.3, II
Jo. 7.
Durante os últimos sete anos da profecia de Daniel, esse governante rompe o acordo de paz que fizera com israel e começa a agir para a aniquilação dos judeus.
Esse